PORÍFEROS
CNIDÁRIOS
Observe o esquema acima que mostra a reprodução de um cnidário (metagênese):
a) Explique a reprodução dos cnidários
O processo reprodutivo dos cnidários depende de qual tipo morfológico predomina no organismo.
Nos antozoários, membros da classe Anthozoa - forma polipoide (séssil) - percebe-se a ausência da chamada metagênese, isto é, a alternância entre gerações de medusa e de polipo durante a vida do animal.
Nos antozoários, a reprodução se dá principalmente de forma assexuada, ocorrendo via fragmentação, em que uma parte do organismo se fragmenta e dá origem a outro indivíduo, ou por brotamento, em que uma protuberância se forma no corpo do antozoário e, chegando em um certo tamanho, quebra, se instala no substrato e, assim, desenvolve, formando um novo pólipo.
A reprodução sexuada nos pólipos ocorre quando as condições para a reprodução assexuada não são favoráveis. O pólipo produz seus gametas, com o óvulo feminino ficando exposto em sua epiderme, até onde o espermatozoide nada para fecundá-lo. Da fecundação se forma um zigoto, que passa por vários estágios de desenvolvimento até originar uma larva achatada (chamada, então, de larva plânula), que se fixa ao solo e cresce, dando forma a um pólipo adulto e fechando o ciclo reprodutivo.
Já no caso dos cnidários em que o formato medusoide predomina a metagênese.
O ciclo se inicia com a liberação dos gametas masculino e feminino pelos organismos medusoides na água. Os gametas se encontram e fecundam, dando origem ao zigoto. Após passar por uma série de mitoses e, posteriormente, clivagens, o embrião vai se desenvolvendo até originar uma larva achatada e dotada de cílios, que permitem a natação. A larva nada até encontrar um ambiente viável para se desenvolver.
Quando encontra um local ideal, se instala no substrato e a cresce, formando um pólipo. A fase de pólipo nestes seres é bastante reduzida em comparação aos pólipos dos antozoários, e, por isso, é menos duradoura. No corpo do pólipo se formam vários brotos (brotamento), que, após algum tempo, passam por uma transformação chamada de estrobilação, em que são cortados transversalmente em vários discos pequenos. Estes discos, quando amadurecidos, se desprendem da e passam a nadar livremente na forma de medusa jovem ou éfira.k
b) Pinte de amarelo ou circule a fase medusoide.
c) Destaque (pinte) a larva de cor verde.
d) Que tipo de reprodução está ocorrendo nesse organismo? Explique.
O esquema apresenta a chamada metagênese, a alternância entre estágios polipoide e medusoide dos cnidários, portanto, estão sendo apresentados tanto a reprodução sexuada, que ocorre no estágio de medusa, quanto a reprodução assexuada do estágio de pólipo.
e) A que filo pertence esse organismo e a qual dos subreinos, explique.
Esse organismo pertence ao filo Cnidaria e ao subreino Eumetazoa, ou seja dos animais verdadeiros. Os cnidários fazem parte desse clado pois, diferentemente dos poríferos, eles formam tecidos verdadeiros, enquanto os poríferos têm o desenvolvimento embrionário somente até o estágio de blástula, assim, não constituem tecidos verdadeiros, sendo formados por aglomerados de células que desempenham funções específicas, mas que não podem ser considerados tecidos.
f) Explique a digestão nesse organismo.
Como são dotados de cavidade gastrovascular interna, a digestão dos cnidários tem início nessa estrutura, onde as partículas de alimento capturadas são bombardeadas com enzimas excretadas pelas células glandulares encontradas em sua parede. A ação das enzimas quebra os alimentos em partes cada vez menores para que as células miogástricas consigam absorvê-las. Estas células terminam a digestão, quebrando as partículas de alimento e, assim, podendo aproveitar as suas enzimas.
Dessarte, a digestão dos cnidários tem início no meio extracelular na cavidade digestória, para, depois, ser finalizada no meio intracelular para que os nutrientes e substâncias sejam absorvidas e distribuídas pelo corpo.
Isso significa que a digestão dos cnidários é extra e intracelular.
g) Em seu caderno faça um esquema da parede do corpo desse animal e indique o nome e as funções de todas as estruturas
PLATELMINTOS
3) Políticas de melhora no sanemento básico.
MOLUCOS/ ARTRÓPODES