segunda-feira, 13 de abril de 2020


MICOLOGIA

As micoses são infecções na pele, unhas, ou couro cabeludo causadas por fungos. Existem diferentes tipos de micoses, entre elas as frieiras, onicomicose e a pitiríase versicolor.
A frieira é a mais comum infecção por fungo e causa o aparecimento de bolhas e rachaduras na pele entre os dedos dos pés e coceira na região, e é transmitido pelo contato com direto com a pessoa ou a superfície contaminada.
As onicomicoses são causadas embaixo das unhas e o tecido ao redor, geralmente é a unha do dedão que é mais vulnerável a essa infecção já que o uso rotineiro de sapatos cria o ambiente perfeito para a proliferação desses.
Já a pitiríase versicolor é uma micose causada superficialmente na pele, também é conhecido como “pano branco”. Ambientes quentes e úmidos facilitam a infecção. Caracteriza-se por manchas redondas recobertas por escamas finas que podem causar coceira.
As micoses podem ser prevenidas pelo uso de chinelos em ambientes úmidos, evitar compartilhar toalhas, meias e sapatos, após o banho enxugar bem o corpo, principalmente em dobras, entre os dedos por exemplo.
Essas infecções podem ser causadas principalmente por fungos dermatófitos e cândidas, os dermatófitos afetando a pele e as cândidas podendo ser uma infecção sistêmica.
O tratamento pode ser feito com antifúngicos, durando entre 30 a 60 dias, e não deve ser interrompido nem com a cessão dos sintomas, com o risco destes reaparecerem.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário