terça-feira, 7 de abril de 2020


PROTOCTISTA

               A palavra protista é derivada do grego e representa a frase “primeiro de todos”, onde é evidenciada a ideia de que os protistas foram os primeiros eucariontes a surgirem na evolução.

O Reino Protoctista pode ser caracterizado como o reino composto por organismos unicelulares e eucariontes, constituídos por um núcleo individualizado, envolvido por uma membrana. Foi proposto como uma alternativa didática para receber uma grande quantidade de táxons eucariontes unicelulares e multicelulares que não se encaixavam na definição de animais, plantas ou fungos. É, portanto, um Reino merofilético. Tem aproximadamente 40 mil espécies catalogadas até o momento
O reino é pode ser sintetizado no englobamento de uma grande quantidade de organismos, sendo que eles são compostos por células estruturais formuladas a partir de camadas externas que são reforçadas a partir de um material proteico. Além disso, também recebem o reforço de carapaças minerais e foraminíferos. O citoplasma desses organismos é dividido em duas zonas, sendo a externa classificada como ectoplasma e a interna como endoplasma. O processo respiratório é muito simples nos protistas. A troca de gases se dá por difusão simples, ou seja, o oxigênio e gás carbônico simplesmente atravessam a membrana das células.

Os protistas podem ser divididos em dois grupos principais;
·       Protozoários: são heterotróficos, unicelulares e eucariontes, Os protozoários podem ser classificados a partir do seu tipo de organoide locomotor, onde a classificação pode ser como flagelados (flagelos), sarcodíneos (pseudópodes), ciliados (cílios) e esporozoários (sem estrutura locomotora). Os protozoários flagelados são os seres que se movem a partir de flagelos que estão localizados na membrana plasmática, sendo que eles podem ser autótrofos facultativos e heterótrofos parasitas ou de vida livre;
o   Filo Sarcodina ou Rhizopoda
§  Locomovem-se através de pseudópodos ou falsos pés.
o   Filo Mastigophora ou Flagellata
§  Locomoção por meio de flagelos.
o   Filo Ciliophora ou Ciliata
§  Deslocam-se através de cílios.
o   Sporozoa
§  Não apresentam estruturas locomotoras.
A alimentação dos protozoários se dá pela ingestão de partículas microscópicas. Os protozoários englobam partículas microscópicas através da fagocitose.
Nesse caso a célula emite pseudópodes que irão ajudar o protozoário a conseguir seu alimento. Existe ainda uma abertura chamada citóstoma, que é uma abertura por onde as partículas microscópicas podem entrar.
Depois que o alimento é ingerido, as partículas alimentares serão digeridas no interior do protozoário por enzimas que farão a digestão do alimento.
Esse tipo de digestão é chamada de digestão intracelular.
Ao fim da digestão intracelular a célula irá eliminar as sobras ajudas pelo vacúolo celular. Esses restos irão sair por uma estrutura chamada citoprocto, também conhecida como citopígio.
      A digestão ocorre apenas nos protozoários, pois eles são heterótrofos. Como as algas são seres autotróficos, elas conseguem obter energia através da energia do sol.

·       Algas:  são autotróficos, podem ser unicelulares ou pluricelulares e eucariontes. As algas são classificadas de forma simples e de acordo com o seu pigmento fotossintetizante, e também por conta da substância de reserva que está presente dentro das células das algas. A classificação pode ser em algas euglenas, dinoflagelados, diatomáceas, algas pardas, vermelhas e verdes.
o   Euglenas
§  Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e b, além de carotenoides e com substância de reserva paramilo.
o    Dinoflagelados:
§  Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e peridinina. Sua substância de reserva é amido.
o   Diatomáceas
§  Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e principalmente fucoxantina. Sua substância de reserva é crisolaminarina.
o    Algas Pardas
§  Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e fuxocantina. Sua substância de reserva é manitol e laminarina.
o   Algas Vermelhas
§  Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e d, além de carotenoides e ficoeritina. Sua substância de reserva é amido das florídeas.
o   – Algas Verdes
§   Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e b, além de carotenoides e xantofilas. Sua substância de reserva é amido

(Quanto às algas, podem ser do Filo Chlorophyta (algas verdes), Filo Phaeophyta (algas pardas ou marrons), Filo Rhodophyta (algas vermelhas), Filo Bacillariophyta (diatomáceas), Filo Chrysophyta (algas douradas), Filo Euglenophyta (euglenas), Filo Dinophyta (dinoflagelados) e Filo Charophyta (carofíceas)).



O Reino Protoctista possui grande importância ecológica, como por englobar as algas unicelulares, responsáveis por quase 90% da produção de oxigênio do planeta, sendo também a base da cadeia alimentar aquática e o fitoplâncton emite para atmosfera um gás dimetil-sulfeto (DMS), que é responsável pela formação de nuvens, desempenhando um papel importante no clima terrestre. Além disso é um importante indicador de desequilíbrio ecológico (eutrofização).

Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário