quarta-feira, 11 de março de 2020


VÍRUS
A palavra vírus tem origem latina e significa "veneno".

Os vírus são seres que não possuem células, são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo. Possuem cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico.


Por serem tão pequenos conseguem invadir células, inclusive a de organismos unicelulares, como as bactérias. É parasitando células de outros organismos que os vírus conseguem reproduzir-se. Como são parasitas obrigatórios eles causam nos seres parasitados doenças denominadas viroses.
Desta forma, os vírus são entidades biológicas presentes em qualquer espécie com células (bactérias - bacteriófagos ou fagos, muito utilizados hoje em dia na biologia molecular para a transferência e expressão de genes -; plantas uma infinidade de vírus afetam vegetais -; animais – diversos tipos vírus causam doenças em animais -.).
No caso do homem, as doenças viróticas que mais acometem o organismo são a Gripe, Catapora ou Varicela, Caxumba, Dengue, Febre Amarela, Hepatite, Rubéola, Sarampo, Varíola, Herpes simples e Raiva.
         Podemos identificar os vírus por caraterísticas como replicarem-se sempre dentro de células vivas, utilizarem o sistema de síntese das células e induzirem a síntese de proteínas capazes de transferir o genoma viral para outras células.
         Os vírus só podem ser visualizados com o auxílio de microscópios eletrônicos, instrumentos disponíveis apenas em locais especializados, como centros de pesquisa, universidades e grandes laboratórios, e que podem mostrar imagens aumentadas em até centenas de milhares de vezes.
         UM VÍRUS COMPLETO = UM VÍRION = UMA PARTÍCULA VIRAL INFECCIOSA
         A estrutura usual dos vírus consiste no RNA ou DNA (exceção Citomegalovírus), o Capsídeo e o Envelope.

         Os vírus envelopados contêm uma membrana externa que recobre o nucleocapsídeo; os Bacteriófagos possuem caudas proteicas complexas que são necessárias para a ancoragem e introdução do genoma viral na célula hospedeira.

Fontes e adaptações de texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário